Viva Voz: a gente liga pra você

Serviço telefônico de informações sobre drogas
já recebeu mais de 10 mil ligações

Informações sobre drogas, esclarecimento de dúvidas, acolhimento e orientações para famílias ou dependentes químicos são fornecidas gratuitamente pelo Viva Voz, serviço telefônico lançado pela Secretaria Nacional Antidrogas – Senad, em junho deste ano, e que recebeu mais de 10 mil ligações.

Segundo a Coordenadora do Viva Voz, a Professora Dra. Helena Maria Tanhauser Barros, os objetivos do serviço são: realizar intervenções breves, prestar esclarecimentos e informações sobre drogas e, ainda, informar aos que necessitam de atendimento a saúde, quais as entidades de apoio mais próximas à sua residência. Helena Barros, diz que o atendimento é personalizado e o usuário não precisa se identificar.

Com relação à equipe, o serviço possui como consultores, estudantes universitários do último ano das áreas de Ciências Sociais, da Saúde e da Educação, devidamente treinados para prestação do serviço. Além do treinamento que durou três meses, os atendentes trabalham sob a supervisão de mestres e doutores na área de drogas. O serviço também possibilitará a realização de pesquisas visando a produção de conhecimentos relacionados ao uso e abuso de drogas.

A criação

A idéia de criar um serviço gratuito para esclarecimento de dúvidas sobre drogas surgiu baseada em um serviço semelhante oferecido apenas no Rio Grande do Sul. Segundo Helena Barros, “o atendimento por telefone vinha funcionando há quinze anos. Naquela época notávamos que as pessoas necessitavam de informações, mas não sabiam onde encontrar. Sabíamos da dificuldade de falar sobre drogas e o Viva Voz permite que isso seja feito, de maneira anônima”. A Professora conta que entre as ligações recebidas, há casos de usuários que voltam a ligar para agradecer o atendimento, ou até mesmo para dizer com está sendo o tratamento. “Houve um caso em que o usuário ligou pedindo ajuda para deixar de fumar. Sete dias depois ele nos ligou dizendo que estava abstêmio e voltou a ligar 15 dias depois. Agora, estamos esperando que ele ligue com 30 dias dizendo que conseguiu parar de fumar. São essas coisas que nos deixam felizes em trabalhar”, diz Helena.

De abrangência nacional e com o slogan “Ligue pra gente. A gente liga pra você”, o Viva Voz está orientando toda a populção. Para a Senad, o Viva Voz é de extrema importância, já que o País carecia de um serviço de fácil acesso, gratuito e que, ajudasse as pessoas a lidar com sentimentos de urgência, tristeza, confusão e outros estados emocionais. Tais situações são complexas e em geral acompanham aqueles que estão buscando auxílio na área de drogas.

A Senad tem como parceiros a Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre, o Sebrae-RS e o Sesi-RS. O apoio possibilitou instalar o que há de mais moderno em tecnologia da informação para atender da melhor forma os que procuram pelo Viva Voz.

Viva Voz
Orientações e informações sobre o uso indevido de drogas
0800 510 0015
De segunda à sexta – feira de 8h às 20h.
Fonte: OBID