Anestésico para cavalo é nova droga de britânicos

Droga usada pelos britânicos, conhecida como “Special K”, pode causar forte dependência

Conhecida como “Special K”, a ketamina, um tranqüilizante de cavalos, tornou-se tão popular quanto o êxtase nos clubes e discotecas britânicos, onde sua posse é legal. A droga, um anestésico com fortes propriedades alucinógenas, é mais barata que o êxtase e a cocaína, segundo um estudo da organização Drugscope, centro independente de informação sobre o uso de narcóticos na Grã-Bretanha.

A chamada “Special K” ou também “Vitamina K” é vendida em comprimidos ou em forma líquida e provoca perda de consciência e possíveis danos permanentes na memória, assim como esquizofrenia, alertou o estudo. Segundo Petra Maxwell, da DrugScope, a maior preocupação sobre a ketamina é que ela gera uma forte dependência.

A ketamina surgiu primeiro nos clubes gays dos Estados Unidos nos anos 1990, mas agora se tornou muito popular na Grã-Bretanha, especialmente entre jovens profissionais entre 18 e 35 anos, que podem comprá-la legalmente. Segundo o Drugscope, esta é a primeira vez que a ketamina aparece na lista das drogas mais vendidas em 15 cidades da Grã-Bretanha. “O surgimento da ketamina é um novo fenômeno. No estudo que fizemos em 2004 esta droga não aparecia”, disse Harry Shapiro, Editor da Druglink, publicação da Drugscope.

O Ministério do Interior britânico explicou que a ketamina é atualmente legal na Grã-Bretanha, mas que será classificada como uma droga C antes do fim do ano, assim como a maconha. A posse de uma droga C é penalizada, mas não no mesmo nível que a heroína, que é uma droga de classificação A.
Autor: Agência AFP
Fonte: OBID