Centro de Atendimento realiza semana de prevenção à intoxicações – ES

A partir de hoje, 12/09, o Centro de Atendimento Toxicológico do Espírito Santo – Toxcen inicia as atividades da Semana de Prevenção das Intoxicações que segue até a sexta, 16/09, com mobilização em todo Estado.

Dentro da programação, será realizado, nos dias 13, 14 e 15, na área interna do Shopping Vitória, grande evento voltado para o público infantil, com apresentação teatral, exposições, distribuição de material educativo e visitação a estandes temáticos.

As crianças de um a quatro anos preenchem a faixa etária que mais é atingida por intoxicações no Estado. Por isso, pensando em levar informações ao público infantil e seus familiares, com a idéia de “Conhecer para Prevenir”, os estandes irão alertar os participantes sobre os principais grupos que levam à intoxicação: medicamentos, animais peçonhentos, plantas tóxicas, produtos domésticos e agrotóxicos.

O evento será realizado na Praça Riachuelo, na expansão do Shopping Vitória, das 10h às 22h, com visitação de alunos das escolas públicas e particulares, que já estão agendando visita.

“A procura está nos surpreendendo. Algumas escolas estão querendo levar até mais de uma turma. Com certeza, o evento proporcionará uma grande oportunidade, não só de lazer, mas de aprendizagem para as crianças”, disse a Coordenadora do Toxcen, Sony Itho.

Serviço

O Centro de Atendimento Toxicológico do Espírito Santo é um serviço de referência estadual em assuntos toxicológicos da Secretaria de Estado da Saúde, localizado nas dependências do Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória, em Vitória, com atendimento telefônico ininterrupto, 24 horas por dia.

As intoxicações podem ocorrer pelos mais variados produtos: medicamentos, agrotóxicos, produtos de uso industrial e domésticos, drogas de abuso, raticidas, cosméticos, diversas plantas, alimentos e outros.
Fonte:Portal do Governo do Estado do Espírito Santo