Barueri e Santana de Parnaíba se unem pela prevenção ao uso indevido de drogas

Em busca de soluções para problemas comuns, os Prefeitos de Barueri, Rubens Furlan, e de Santana de Parnaíba, Benedito Fernandes, assinaram um termo de cooperação de ações pela redução do uso de álcool e outras drogas.

A formalização da parceria aconteceu no último dia 19/09, no gabinete do Prefeito barueriense e contou
com a presença da aproximadamente 25 veículos de comunicação da região, representantes das Polícias Civil e Militar, Vereadores, lideranças comunitárias, entre outras autoridades.

Antes da cerimônia de assinatura, foi exibido um vídeo produzido pela Secretaria de Comunicação Social de Barueri, abordando depoimentos de familiares de dependentes químicos, especialistas no assunto e autoridades.

O grande objetivo desta campanha é trabalhar com ações que possam impedir que adolescentes e jovens comecem a usar drogas e tratar aqueles já dependentes e, acima de tudo, combater o tráfico. A iniciativa foi inspirada na campanha da Rádio Jovem Pan, cujo slogan é “Pela Vida e Contra as Drogas”. O consórcio assinado pelos dois Prefeitos defende que as drogas são a causa dos maiores flagelos da sociedade na atualidade.

A assinatura deste termo de cooperação prevê a adoção de medidas e políticas públicas que privilegiem o trabalho integrado e organizado das instituições sociais. Para isso, será formada uma comissão de trabalho que será responsável por elaborar estudos e estabelecer, de forma conjunta, uma agenda de ações. A iniciativa, que tem como foco os jovens e adolescentes das duas cidades, terá duração de 12 meses.

De acordo com Furlan, o que motivou a sua administração a convidar Santana de Parnaíba para esta parceria é o fato do município fazer a maior divisa territorial com Barueri, além das duas cidades terem grande afinidade.

O Prefeito de Santana de Parnaíba, Benedito Fernandes, acredita que esta parceria, além de ser uma importante iniciativa, vai contribuir muito para a formação de uma consciência cívica na comunidade. “Este problema tem sido um dos grandes responsáveis pela degeneração das famílias e isso nos deixa muito triste. Conscientes disso, somaremos esforços com as Polícias Militar e Civil para agirmos, de forma intensa”.

Os ex-Prefeitos de Barueri, Gil Arantes, e de Santana de Parnaíba, Silvinho Peccioli, também participaram da solenidade. “As duas prefeituras estão de parabéns por esta iniciativa. Esse é um caminho que pode servir de exemplo para toda a nossa região”, comentou Silvinho Peccioli.

O ex-Prefeito de Barueri, Gil Arantes, também aprovou a idéia de ambos os municípios se mobilizarem conjuntamente contra à violência. “Vemos com muitos bons olhos esse convênio”.

Outras ações

No setor de saúde, a comunidade conta com o Centro de Atenção Psicossocial – Caps Álcool e Drogas, inaugurado no final de 2004. No local, os pacientes contam com diversas oficinas terapêuticas e tratamentos adequados para tratar a dependência química. O serviço é totalmente gratuito.

Em Barueri, o Centro de Referência em Alcoolismo e Drogas desenvolve um trabalho intenso na recuperação de dependentes. Acompanhamento psicológico, assistência social, educação artística e projetos de geração de renda são colocados, gratuitamente, à disposição do barueriense.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social de Santana de Parnaíba