Pesquisa em Santos – SP levantará número de motoristas alcoolizados

Uma pesquisa do Conselho Municipal Antidrogas – Comad deverá mensurar o percentual de motoristas alcoolizados nas ruas de Santos durante os finais de semana. O trabalho de campo, intitulado Beber e Dirigir, abordará mil motoristas nas noites de sextas-feiras, sábados e domingos de novembro, em diversos pontos da Cidade, e realizará o teste para detecção do álcool no organismo do condutor.

Para a realização da pesquisa, o Comad contará com uma equipe de estagiários da Universidade Santa Cecília – Unisanta e Universidade Católica de Santos – UniSantos, supervisionados pelo Médico Ronaldo Laranjeira, da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo -Unifesp.

Os motoristas abordados passarão por um teste que utilizará um aparelho cedido pela Unifesp chamado etimômetro. Por meio de uma luz, o etimômetro capta na respiração a presença de álcool. De acordo com o Presidente do Comad, Eustázio Alves Pereira Filho, o aparelho possui tecnologia mais avançada do que o bafômetro.

Segundo ele, apesar de ter um custo baixo, entre R$ 800,00 e R$ 1.000,00, o equipamento ainda não foi adquirido pelo Poder Público.

Pereira Filho lembrou que, em pesquisa idêntica realizada na Capital paulista, o índice de motoristas alcoolizados foi de 26% do universo consultado. Este estudo é parte da Ação Permanente — Todos por Santos, implantada pelo Conselho em maio deste ano. ‘‘Temos que sair do empirismo e tornar os dados oficiais’’, destacou ele, em Assembléia Geral do Comad realizada dia 18/10, no auditório da Prodesan.

Jovens

Os jovens também serão alvo de pesquisa a partir do próximo mês. Os conselheiros do Comad aplicarão um questionário a 1.100 estudantes do Ensino Médio nas escolas da rede pública que avaliam a qualidade de vida dos alunos e o uso de drogas lícitas e ilícitas.
O estudo abrange bebidas alcoólicas, cigarro, maconha, cocaína, crack, solventes, anfetaminas e remédios para emagrecer.

Pesquisa semelhante realizada em 2004 nas capitais do País pelo Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas – Cebrid, da Unifesp, constatou que 80% dos jovens de 17 anos consomem bebidas alcoólicas. ‘‘Acredito que o índice detectado em Santos será o mesmo’’, ressaltou o Presidente do Comad.

Estudantes do Ensino Fundamental da rede pública da Cidade também apresentam alto índice de consumo de álcool, de acordo com Pereira Júnior. Em pesquisa realizada há dois anos, o Centro Municipal de Prevenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde – SMS detectou que 34,7% dos alunos com 10 anos de idade já ingeriram algum tipo de bebida alcoólica. O índice nacional é de 40%, conforme levantamento do Cebrid.

Novo conselho

Atuar na redução ao uso indevido de drogas lícitas e ilícitas e, principalmente, aos efeitos nocivos diretos e indiretos destas substâncias à sociedade, será uma das atribuições do Conselho Municipal de Segurança, que será criado pela Secretaria Municipal de Segurança – Seseg. Foi o que afirmou ontem o Secretário da pasta, Renato Penteado Perrenoud, na Assembléia Geral do Comad.

‘‘Será um mecanismo para aumentar o canal de comunicação com a população e atuar na prevenção e na educação’’, contou. Um dos integrantes da entidade representará o Conselho Municipal de Entidades de Bairro – Comeb.

Perrenoud não deu prazo para que o conselho seja criado. ‘‘Ainda não temos sala, não temos funcionário. Somos apenas eu e meu motorista. Mas em breve teremos tudo para começar a trabalhar’’.
Fonte: A Tribuna