Inglaterra proíbe fumo em pubs, restaurantes e escritórios

A Inglaterra proibirá fumar em “pubs”, restaurantes e escritórios, embora fiquem isentos os bares que não servirem comida, segundo um projeto de lei que adiantou hoje a ministra de Saúde, Patricia Hewitt.

O chamado Projeto de Lei de Proteção e Melhora da Saúde, que será divulgado amanhã, 27/10, “incluirá uma proibição de fumar em escritórios e lugares públicos fechados, que cobrirá 99% dos lugares de trabalho”, afirmou Hewitt.

“Acho que este projeto de lei será amplamente bem amparado como um grande passo para a proteção das pessoas perante o tabagismo alheio e a melhoria da saúde do país”, disse a titular de Saúde.

Segundo a Ministra, a proibição será revisada três anos depois da introdução da nova lei, a fim de avaliar o impacto da medida.

Após saber das intenções do Governo britânico, a presidente do grupo anti-tabaco ASH, Deborah Arnott, ficou satisfeita pelo projeto de lei, cuja aprovação, disse, “salvará milhares de vidas a cada ano” na Inglaterra.

A proibição de fumar já foi aprovada em outras regiões do Reino Unido, como a Escócia, onde entrará em vigor em março, e a Irlanda do Norte, que no último dia 17/10 anunciou que não será possível acender um cigarro em lugares públicos a partir de abril de 2007.
Autor: Agência EFE
Fonte: OBID