Câmara aprova criação de Semana de Combate ao Alcoolismo

Foi aprovado na Câmara Municipal de Taubaté, no último dia 8, projeto de Lei do Vereador Chico Saad que institui a “Semana Municipal de Combate ao Alcoolismo”. O Projeto será submetido à segunda votação na próxima quarta-feira, 16/11, e se aprovado será encaminhado ao Poder Executivo para sanção.

Se o projeto for transformado em Lei, a “Semana” será realizada anualmente evento na segunda semana do mês de abril, com a realização de palestras pelos membros do grupo “Alcoólicos Anônimos”, principalmente nas escolas municipais.

Saad considera o alcoolismo “um problema muitíssimo sério, não dando à sociedade a devida importância que deve receber. É uma doença que afeta não somente o indivíduo dependente, mas também a toda família, que quase sempre necessita de apoio psicológico para enfrentar as conseqüências do doente dependente químico”.

Estatística

Na justificativa do Projeto, o Vereador Saad disse que cerca de 5,3% das mulheres e 13,7% dos homens devem fazer uso abusivo do álcool, e 5,7 % das mulheres e 17,1% dos homens apresentam síndrome de dependência do álcool ou alcoolismo.

“Freqüentemente pessoas portadoras de outras doenças mentais, como ansiedade, pânico, fobias, depressão, etc., apresentam também problemas relacionados ao uso de álcool.”
Fonte:Diário de Taubaté