Combinação de álcool e direção é tema de fórum – PE

Nesta sexta-feira 18/11, a partir das 9h, ocorre a sexta reunião do 1º Fórum de Mobilização Social para o Consumo Responsável de Bebidas Alcoólicas, promovido pelos Associados em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – Detran-PE. Dessa vez, o foco do debate será os acidentes de trânsito provocados por embriaguez. Na ocasião, pessoas ligadas aos sistemas de saúde pública municipal e estadual estarão presentes para integrar o debate. As ocorrências do gênero já são consideradas um problema de saúde pública. O encontro acontece no auditório dos Associados, em Santo Amaro.

A proposta do evento é conduzir a sociedade a uma mobilização permanente por ações que possam ajudar a reduzir os danos causados pela combinação entre álcool e trânsito. Entre os convidados para as palestras está o Secretário estadual de Saúde, Gentil Porto, que enviará representante da secretaria, e o Secretário-Adjunto de Saúde da Prefeitura do Recife – PCR, Evaldo Melo, que falará sobre o Mais Vida no Trânsito. O programa trabalha a conscientização para o uso responsável do álcool e de outras drogas.

A Coordenação Executiva de Prevenção aos Acidentes e Violência da Prefeitura do Recife pesquisou o banco de dados do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – Samu e descobriu que 26,4% das pessoas socorridas em acidentes tinham ingerido álcool.
Fonte: Diário de Pernambuco