Niterói realiza ações anti-tabagismo

Fumar em ambientes fechados ou com ar-condicionado, prática proibida por Lei desde 1997 mas ainda desrespeitada, vai ficar cada vez mais difícil em Niterói. Durante toda a tarde de ontem,dia 21/12, uma equipe formada por técnicos da Vigilância Sanitária, da Secretaria Municipal de Saúde e da Secretaria Municipal de Defesa do Consumidor fez uma ronda pelo Plaza Shopping, no Shopping Itaipu Multicenter e em bares da orla de São Francisco, para notificar a administração dos locais e estabelecer metas para ações na redução do hábito.

A ação faz parte de uma parceria firmada entre as duas Secretarias para coibir o desrespeito à Lei e é a primeira estratégia do tipo realizada pela Prefeitura. A partir de janeiro, um material explicativo com instruções sobre os locais de proibição será distribuído nas ruas em forma de panfletos.

O Subsecretário Municipal de Defesa dos Direitos do Consumidor, Victor de Wolf, conta que as ações foram planejadas a partir de reclamações da população. “Nós recebíamos queixas sobre o uso de cigarro em locais fechados e, através de fiscalizações, vimos que a determinação não estava sendo respeitada em pontos da cidade” relata o Secretário, para quem o consumo do cigarro em locais fechados é um problema de saúde pública.

“Se você passa um dia em um shopping com fumantes, por exemplo, os males do cigarro não lhe atingirão muito. Mas quem trabalha lá todo o dia é bombardeado pela fumaça, que fica no ambiente durante uma semana” explica.

A partir de hoje,dia 22/12, em conseqüência das negociações com os fiscais, o Plaza Shopping anunciará a proibição pelos auto-falantes durante todo o dia e instruirão os seguranças para coibir os fumantes. O Shopping Itaipu Multicenter já havia recebido uma notificação.

O Secretário disse que uma nova blitz em estabelecimentos comerciais será feita em janeiro.
Fonte:JB Online