Para estudo canadense, vinho faz bem para pessoas em situação de rua alcoolistas

A distribuição gratuita de vinho pode melhorar a saúde das pessoas em situação de rua dependentes de álcool, segundo um estudo publicado recentemente pelo jornal da Associação Médica Canadense.

No total, 17 alcoolistas crônicos – cujo consumo chegava a 46 copos por dia – foram submetidos a esta experiência. Durante as pesquisas, eles receberam diariamente um copo de vinho por hora (entre as 07h 22h) durante um período de cinco a 24 meses.

Três participantes abandonaram o estudo antes do fim, três faleceram de doenças relacionadas com o alcoolismo e 11 tiveram “uma baixa significativa do consumo. Notamos, na maioria, uma melhora do sono, da higiene, de sua alimentação e da saúde”, segundo os autores.

Mais da metade dos milhares de pessoas em situação de rua de Ottawa sãoalcoolistas, e sofrem de deterioração em sua saúde e problemas com a polícia mais freqüentes que o restante da população.

Os participantes do estudo diminuíram suas entradas hospitalares de 13,5 para oito vezes ao mês, em média. Os incidentes com a polícia também caíram de 18,1 para 8,8 ao mês.

Jeff Turnbull, um dos autores do estudo, reconheceu que apesar dos bons resultados, estas pessoas “não conseguirão se integrar totalmente à sociedade. No entanto, representarão um peso menor”. Segundo ele, os participantes do estudo “abandonaram totalmente o comportamento destrutivo”.
Fonte: Agência AFP