Fumo é o grande vilão do câncer

Hoje 80% de todos os tipos de câncer estão relacionados a fatores sócio-ambientais.

Apenas 20% estão ligados à hereditariedade. O fumo é o maior causador da doença com grande incidência nos pulmões, cabeça e pescoço. Em segundo lugar vem a má alimentação, associada ao consumo em excesso de gordura animal, segundo o Dr. Ricardo Antunes, Diretor do Instituto Paulista de Cancerologia – IPC.

“Como conhecemos a fundo o problema, desenvolvemos um extenso trabalho de conscientização e prevenção por meio de informações que incluem conversa particular com médicos e psicooncologistas, palestras no auditório do Instituto e também via internet”.

Além de informar, o IPC criou uma infra-estrutura para auxiliar as pessoas que querem abandonar a dependência do fumo. O Programa de Apoio à Cessação do Tabagismo – Pract, é coordenado pelo Dr. Sérgio Ricardo dos Santos, Pneumologista que criou o maior programa de prevenção do cigarro do País na Universidade Federal de São Paulo – Unifesp, conhecido como PrevFumo.

Serviço:
O Instituto Paulista de Cancerologia está instalado no Higienópolis Offices Tower, na Av. Angélica, 2503 – 1º Andar – Higienópolis. São Paulo – SP
Telefones: 0XX11 3214-6784 / 6785 / 6786
E-mail: ipc@uol.com.br
Fonte: Inca