fbpx

Tabaco emite mais poluição que motor novo

Além de causar câncer, a fumaça de cigarro emite mais partículas de poluição do que alguns motores. A conclusão é de um estudo realizado em 2004, que comparou emissões de matéria particulada de cigarros fumados dentro de casa e dos modelos ambientalmente corretos de motor a diesel, que têm ganho mercado na Europa.

A matéria particulada resultante da combustão, que tem tamanhos variados (de 0,1 a 10 milésimos de milímetro de diâmetro), é recoberta com moléculas potencialmente cancerígenas e pode ir para a corrente sangüínea.

O estudo, publicado no periódico “Tobacco Control”, mediu a quantidade de partículas emitidas durante uma hora por três cigarros dentro de um quarto e a compararam com o total de partículas emitidas no mesmo intervalo por um motor a diesel moderno num ambiente aberto.

O resultado foi surpreendente: os cigarros emitiram até dez vezes mais particulados totais, e a quantidade de partículas grandes foi 15 vezes maior. Outro problema, alertam os autores da pesquisa, é que o particulado costuma ficar em suspensão durante muito tempo num quarto.

Estudos anteriores mostraram que respirar o ar das metrópoles equivale a fumar até três cigarros por dia. A decisão da Califórnia elimina o fator adicional de risco.
Fonte:Folha de São Paulo