Parar de fumar sem planejar tem mais chance de sucesso

Se você realmente quer parar de fumar, então faça-o já. Pesquisadores da Grã-Bretanha afirmam que fumantes que decidem largar o cigarro imediatamente, sem fazer planos sobre como e quando, são mais propensos a alcançar sucesso.

“Ao contrário do que a maioria dos especialistas indicava até agora, a idéia de que a pessoa tem que planejar suas tentativas de parar de fumar antes de começar na prática não necessariamente é verdadeira” afirmou o Professor de Psicologia Robert West, da University College London.

West e seu colega Taj Sohal entrevistaram 1.900 fumantes e ex-fumantes na Inglaterra sobre seus esforços para abandonar o hábito. Os pesquisadores verificaram que aproximadamente metade de todas as tentativas de parar de fumar foi espontânea. Os fumantes que decidiram e pararam imediatamente eram de 50% a 60% mais propensos a conseguir.

West, que publicou o estudo na edição desta sexta-feira, dia 03/02, da revista “British Medical Journal”, afirmou que sua descoberta não significa que fazer planos para largar o hábito seja contraproducente.

Entretanto, os resultados da pesquisa sugerem que o estado mental e motivacional do fumante indica as chances da tentativa ser bem-sucedida. Por isso, West pede aos fumantes que tentaram e não conseguiram abandonar a dependência que não desistam.“O número de vezes que você já tentou parar de fumar não têm relação com o quão propenso você é de ser bem-sucedido no futuro. É uma outra jogada de dados” concluiu o Médico.
Fonte: Tudo Paraná