Taxa de adolescentes fumantes cai 50% na Noruega

O número de adolescentes fumantes na Noruega diminui diariamente, o que fez com que o índice de jovens noruegueses que fumam caísse pela metade nos últimos cinco anos, segundo divulgado por autoridades de saúde nesta segunda-feira,13/02.

O Diretório de Assuntos Sociais e de Saúde da Noruega começou um estudo com jovens fumantes em 1975, quando cerca de 15,1% dos garotos e 17% das garotas entre 13 e 15 anos se declararam fumantes regulares.
O resultado de 2005 foi de 4,9% dos garotos e 5% das garotas, o menor índice desde o início da pesquisa, que é realizada todos os anos.

O Diretor da Agência, Bjoern-Inge Larsen, disse que os últimos resultados são “impressionantes”.
“Nós nunca tínhamos visto uma mudança tão grande na Noruega em qualquer faixa etária,” disse Larsen. “Nós não conhecemos dados de uma mudança tão drástica em qualquer outro lugar do mundo, isso é excelente” completou.

A Noruega aplica altos impostos nos produtos de tabaco para desencorajar o uso, elevando o preço do maço de cigarros para, cerca de 66 kroner (US$ 10, ou mais de R$ 20). É proibido fumar em escritórios, transportes, bares e restaurantes. O governo realiza regularmente campanhas antitabagismo.

O estudo percorre cerca de 5.000 escolas e conta com entrevistas conduzidas pelo núcleo TNS Gallup Institute.
Fonte: Agência Estado