Proerd já formou 20 mil alunos na região de Campo Mourão – PR

O ano letivo para as escolas municipais teve inicio na última segunda-feira, 13/02, e na próxima semana deve iniciar o Programa de Resistência às Drogas e a Violência – Proerd. Ontem, 14/02, o 11º Batalhão de Polícia Militar de Campo Mourão – PR ofereceu um café da manhã aos instrutores Proerd na região. De acordo com a 1ª Tenente Luciana Kern Ballarotti, oficial de Ligação do Proerd, o ato foi uma forma de agradecimento ao trabalho e dedicação dos policiais que estão elevando o nome do programa nos municípios.

Na região são formados dois mil alunos por semestre, sendo um total de 20 mil já passaram pelo programa. “O sucesso é tão grande que os prefeitos, secretários de educação e diretores de escolas estão procurando pelo Proerd”, comenta. São sete instrutores que trabalham em 18 municípios de jurisdição do 11º Batalhão e para atingir todos os municípios seria necessário mais dois instrutores. “Nesse ano haverá curso para formação de novos instrutores e quem sabe consigamos alcançar nossa meta”, observa a Tenente.

Ballarotti comenta que os instrutores enfrentam algumas dificuldades para chegarem até as escolas, pois alguns vão até a área rural e mesmo com todas as dificuldades procuram atingir o máximo de crianças possíveis. “A PM não faz só o trabalho contra as drogas mas tá levando também a prevenção”, frisa.

De acordo com a Tenente, as crianças que passam pelo programa se mantém firmes de que devem dizer não às drogas e nem mesmo experimentar. Ela diz também que uma outra situação importante é que as crianças passam a ver o policial militar como amigo que está ali para ajudar a comunidade nos momentos de dificuldade e não aquele que só para reprime.

Em 2005 o programa conseguiu uma viatura para a região do 11º Batalhão e também irá contar com novos instrutores. “Na medida do possível estamos melhorando o atendimento do Proerd”, ressalta Ballarotti.

Proerd

É programa desenvolvido pela Policia Militar em parceria com as secretarias estaduais de Educação com o objetivo de prevenir o uso e abuso de drogas e a violência entre crianças e adolescentes. Ele surgiu nos Estados Unidos em 1993, mas precisamente na cidade de Los Angeles e logo se expandiu de maneira surpreendente. Hoje, esse trabalho de educação esta presente em mais de 56 países. São cerca de 35 milhões de crianças atendidas pelo programa de prevenção às drogas e a violência. No Brasil, o Proerd chegou em 1992 por meio da Polícia Militar do Rio de Janeiro, sendo extinto em 1995. Em São Paulo surgiu em 1993, através da Academia de Polícia Militar de Barro Branco. O programa foi revigorado e expandido para os demais estados da Federação.
Fonte: Tribuna do Interior