Pressão no trabalho gera dependência em drogas

Adultos jovens que enfrentam altos níveis de estresse no trabalho são mais propensos a fazer uso indevido de drogas. É o que mostra um estudo publicado neste mês no “American Journal of Epidemiology”.Os pesquisadores, da Universidade do Estado do Michigan (Estados Unidos), acompanharam 985 pessoas que inicialmente não tinham contato com drogas.

Os resultados revelaram que aqueles que trabalhavam sob grande pressão quando foram entrevistados pela primeira vez estavam mais propensos a começar a abusar de maconha, cocaína, heroína e outras drogas um ano depois.

Na segunda fase, quase 5% dos entrevistados foram considerados dependentes. O risco de dependência foi de duas a três vezes maior entre as pessoas que trabalhavam em empregos “pouco controlados” – aqueles em que os trabalhadores têm pouca orientação sobre como cumprir suas tarefas.

Alta tensão

Estudos anteriores já haviam relacionado o estresse no trabalho a efeitos na saúde como doenças do coração e depressão. Trabalhos caracterizados por altos níveis de pressão costumam ser definidos como aqueles que demandam grande esforço físico ou mental, mas nos quais as pessoas têm pouco poder de decisão ou liberdade no processo de realização de tarefas.
Fonte: Folha de São Paulo