Organização das Nações Unidas alerta sobre uso de transgênicos em cultivos de folha de coca

O Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime – UNODC disse hoje, 14/03, que em cultivos ilícitos como a coca ou o cannabis são utilizados organismos geneticamente modificados – OGM para aumentar as colheitas.

O Diretor-Executivo do UNODC, o italiano Antonio Maria Costa, declarou em Viena que foi detectado o uso de OGM nas plantas de coca e cannabis.

“Pelo lado do cannabis temos a evidência de que o THC (o princípio ativo) da planta aumentou de 3% para 10%, 15%, 20% ou 25%, o que é um processo para modificar a planta”, detalhou.

Também disse que os analistas da Organização das Nações Unidas – ONU detectaram uma redução dos cultivos paralela a um aumento da produção de coca.

“O mais provável é que se deva a certas mudanças na natureza da planta”, assegurou Costa.

O alto funcionário da ONU assinalou que se está conseguindo “conter o problema das drogas” no mundo, mas apontou que embora a produção de substâncias ilícitas tende a baixar, o consumo de drogas continua em alta.

Por isso, pediu aos estados industrializados para lutar com mais determinação contra o consumo de drogas e apoiar os países pobres com dinheiro para que os cultivos alternativos se transformem em uma opção viável que permita aos camponeses deixar de plantar produtos proibidos.
Autor: Agência EFE
Fonte: OBID