Estudantes são alertados sobre uso de álcool e drogas em Cedral – MA

A Comarca de Cedral – Maranhão, em parceria com a polícia local, realiza há sete meses campanha de conscientização junto a escolas do Município, no sentido de alertar estudantes sobre o uso de álcool e drogas. Segundo o Juíz da Comarca, Cristiano Simas, a iniciativa surgiu após comprovação do alto índice de consumo de entorpecentes e álcool nos colégios. O período coincide com a chegada do Juíz na Comarca.

A campanha na prática segue dois eixos de atuação. O primeiro trata de medidas esclarecedoras, com a realização de palestras e aulas sobre cidadania. O segundo, reforçado por uma portaria baixada pelo Juíz, busca responsabilizar os menores infratores nos casos de danos ao patrimônio público ou particular. Até agora, 80% dos colégios do Município receberam palestras educativas.

A portaria determina que professores e diretores comuniquem de imediato à Polícia atos infracionais cometidos por alunos. Segundo o Juíz, com a medida cessaram as reclamações sobre atos infracionais nas escolas. As punições em geral coincidem com disposições do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA. No caso de dano contra a escola, a penalidade prevista é a prestação de serviços no próprio colégio.

O próximo ato do Juíz será universalizar o registro civil. Ele informa que já manteve contato prévio com a Serventia Extrajudicial. A idéia é organizar a Caravana da Cidadania, para possibilitar assentamentos dos que não possuem o documento e, ainda, oferecer serviços institucionais diversos.
Fonte: Imirante