Uso de drogas é discutido por meio de programa de prevenção – RN

A Prefeitura de Jardim do Seridó, por meio da Secretaria Municipal de Educação implantou o Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência, da Polícia Militar, destinado a todos os alunos do 5° ano da rede municipal de ensino, com faixa etária entre 9 e 12 anos. O programa tem como objetivo integrar a Polícia, a escola e a família, oferecendo atividades educacionais em sala de aula, estimulando as crianças a desenvolver as suas potencialidades e ajudando a prepará-las para o futuro.

O programa prevê a realização de atividades educativas, durante dezessete semanas. As aulas acontecerão semanalmente e serão ministradas por um soldado do município, previamente capacitado no Rio de Janeiro e em Natal. As aulas estão previstas para iniciar na próxima semana e terão uma hora de duração.

Segundo a Secretária municipal de educação, Zélia Brito de Azevedo, o programa visa prevenir o uso das drogas por crianças e adolescentes desenvolvendo atividades educativas, que alertam sobre os efeitos e conseqüências. É um trabalho realizado junto aos colégios e com apoio da comunidade. “No final do curso, os alunos receberão um diploma de conclusão e participarão de um concurso de redação sobre o tema. O aluno que fizer a melhor redação será premiado com uma bicicleta”, afirma.

Parceria

A Secretária destaca que o projeto é resultado de uma iniciativa conjunta viabilizada através de uma parceria entre a União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação – Undime, Unicef, Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais – INEP, Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação e a Secretaria Estadual de Educação.

“Uma das metas do projeto é duplicar no Rio Grande do Norte a quantidade de alunos com habilidade satisfatória em língua portuguesa no 5º ano do ensino fundamental. A prefeitura aderiu ao Agenda Potiguar no início do ano”, finaliza.
Fonte: Diário de Natal