Santo André leva experiência em redução de danos ao Canadá – SP

A socióloga Graziela Barreiros está representando a cidade de Santo André, no encontro do Escritório das Nações Unidas para Drogas e Crime – UNODC, durante esta semana, em Toronto, Canadá. O objetivo do encontro é estimular a troca de experiências na área de redução de danos.

Santo André é a única cidade brasileira do grupo de 20 municípios do mundo que fazem parte do Programa das Nações Unidas para HIV/AIDS – UNAIDS ligado ao UNODC e deverá, em breve, ter seu Núcleo de Atenção Psicossocial – NAPS como referência em atendimento na América Latina.

Santo André, localizada na grande São Paulo, apresentará aos demais participantes da rede a experiência desenvolvida na área de redução de danos promovida pela Secretaria de Saúde do município em que populações vulneráveis como usuários de drogas injetáveis e outras drogas, profissionais do sexo, travestis, adolescentes em situação de exploração sexual etc são atendidas. As ações de redução de danos são desenvolvidas na cidade por meio de trabalho de campo que acontece nas ruas, favelas, viadutos, fábricas abandonadas, locais onde populações que não têm acesso a cuidados com a saúde podem ser acolhidas, acompanhadas e assistidas em suas necessidades e de acordo com suas escolhas.
Fonte: Maxpress Net