Secretaria Nacional Antidrogas promove concurso

Com a finalidade de incentivar a reflexão sobre a prevenção do uso indevido de drogas, a Secretaria Nacional Antidrogas – Senad promove um concurso de fotografia, cartaz e jingle. A iniciativa faz parte de uma série de atividades em comemoração à Semana Nacional Antidrogas, que ocorre entre os dias 19 e 26 de junho.

A Senad destaca a linguagem visual e auditiva, buscando incentivar o engajamento da sociedade em ações relacionadas ao tema. O concurso de cartaz, que existe desde 1999, teve em sua última edição cinco mil inscritos em todo o País. Neste ano, apresenta o tema “O que eu posso fazer para prevenir o uso indevido de drogas?”.

Os participantes poderão concorrer em duas categorias: crianças matriculadas no ensino fundamental (de 1ª a 4ª série), de escolas públicas e privadas, e alunos de escolas de ensino especial públicas e privadas. Já o 4º Concurso Nacional de Jingle e de Fotografia tem o tema “Atitudes positivas na vida e a prevenção do uso indevido de drogas”. O de fotografia apresenta categorias profissional e amadora.

Participação

O Secretário Adjunto Nacional Antidrogas, José Augusto de Barros, diz que as diferentes abordagens para tratar do mesmo assunto ampliam o leque de alcance e participação dos alunos, pois cada um possui uma familiarização com desenhos, fotografias e com o jingle. “Desta forma, serão contemplados diversos talentos”, explica.

Barros lembra que o objetivo da secretaria é integrar o tripé aluno, escola e família que, acredita, são os pilares básicos para a prevenção primária. “Não adianta trabalharmos focados somente na criança. O educador e a família têm papel importantíssimo”, conclui. Detalhes sobre regulamento, premiação e prazo para o envio dos trabalhos podem ser consultados na página eletrônica www.senad.gov.br
Fonte: Ministério da Saúde