Campanha de prevenção ao tabagismo é lançada em João Pessoa – PB

A Campanha Estadual para a Promoção de Ambientes Fechados Livres do Tabaco foi lançada nesta terça-feira, 25/04, em João Pessoa, às 19h no Teatro Armando Monteiro Neto (FIEP), à rua Rodrigues Chaves, 90, Centro de João Pessoa.

A ação envolve a Secretaria de Saúde do Estado, a Agência Estadual de Vigilância Sanitária – Agevisa, e a Secretaria de Saúde do Município de João Pessoa.

A campanha visa promover a aplicação da Legislação de Controle do Tabaco, para a redução do tabagismo, de exposição e iniciação ao seu uso, bem como, de exposição ocupacional e ambiental à fumaça do tabaco na Paraíba, estimulando ao mesmo tempo, a conscientização da população paraibana sobre os riscos e doenças relacionadas ao tabaco.

Da solenidade de lançamento participam ainda especialistas do Instituto Nacional do Câncer – INCA e da Agência Nacional de vigilância Sanitária – Anvisa. Franklin Rubinstein, da Anvisa, vai proferir a palestra “Ações Regulatórias para o Controle do Tabaco”. Já Tânia Maria Cavalcante, do INCA, falará sobre “Ambientes Livres de Fumo no Brasil”.

Proprietários de restaurantes, bares, hotéis, shoppings e similares foram convidados para o lançamento. Na ocasião será lançado o Selo Postal comemorativo da campanha.

Segundo Jorge Molina, diretor geral da Agevisa, o objetivo é sensibilizar a todos sobre os agravos à saúde que o hábito de fumar provoca sobretudo em ambientes fechados, prejudicando também os chamados fumantes passivos, aquelas pessoas que não fumam mas que acabam sendo vítimas da fumaça do cigarro de quem está fumando no mesmo ambiente.

A Agevisa, vai colocar em prática a Lei Federal n˚ 9.294 de 15 de julho de 1996, que ainda não é respeitada. A Lei é a mesma que regulamenta a propaganda de tabaco.
Fonte: Jornal Norte