Convênio vai ampliar atendimento da Universidade Federal de São Paulo a dependentes de drogas

Novas instalações vão favorecer a formação de especialistas na redução à dependência e aumentar a capacidade de assistência a jovens e familiares. Unidade abrigará, ainda, laboratórios para pesquisar os efeitos das drogas.

Convênio formalizado no dia 27/04, entre a Associação Fundo de Incentivo à Psicofarmacologia – AFIP e a disciplina de Medicina e Sociologia do Abuso de Drogas – Dimesad, da Unifesp, coloca à disposição da Unidade de Dependência em Drogas – UDED dois novos consultórios, laboratórios e sala de aula, para que a universidade desenvolva tratamento clínico gratuito a dependentes, aconselhamento aos pais e pesquisas.

O imóvel que abrigará as atividades da Uded, além de consultórios e outras instalações que serão de uso exclusivo da AFIP, está localizado à rua Napoleão de Barros, 1.038. O local abrigará também cursos de extensão, especialização e pós-graduação sobre dependência em drogas, sendo equipado com sala de aulas com 40 lugares, dois laboratórios, sala de estudos e biblioteca.

Segundo Maria Lucia Formigoni, Coordenadora da UDED e Chefe da Dimesad, além de dobrar o número de consultórios disponíveis para o atendimento, o convênio vai aperfeiçoar o funcionamento da clínica-escola do curso de especialização em terapias cognitivas para tratamento de dependentes de drogas, uma vez que existem, ao lado dos consultórios, salas de observação para que os alunos possam acompanhar, por meio de espelho, o atendimento clínico enquanto este acontece, sem interferir na relação do profissional de saúde com o paciente.

Aconselhamento

A partir do dia 2 de maio, as novas instalações da Uded já estarão recebendo inscrições para atendimento de adultos e adolescentes com história de uso abusivo de drogas, interessados em tratamento psicoterápico. Da mesma forma, serão organizadas palestras de orientação para grupos de pais que necessitam de informações sobre como enfrentar esse tipo de situação dentro de casa ou como discutir o assunto com os filhos, sejam eles usuários ou não de álcool e outras drogas. A capacidade de atendimento é de 100 adolescentes ao longo de 2006.
Inscrições para atendimento e orientação podem ser feitas pelo telefone: (0xx11) 5549-2500, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Autor: Maxpress
Fonte: OBID