Curitiba é a segunda cidade no ranking de número de fumantes

Curitiba é a segunda cidade do Brasil em número de fumantes com mais 15 anos de idade. A informação é resultado de pesquisa domiciliar realizada pelo Instituto Nacional do Câncer – Inca e pela Secretaria Municipal da Saúde – SMS entre 2002 e 2003, em 15 capitais.

A cidade com o maior número de fumantes do país é Porto Alegre, com 25%. Curitiba aparece em seguida, com 21% de depoimentos de dependência química. No Brasil, a média de fumantes é de 19%.

Segundo a Organização Mundial de Saúde – OMS, o tabagismo é responsável por 30% das mortes de câncer, 85% de enfisema pulmonar, 25% infarto do miocárdio e 25% acidente vascular cerebral (AVC ou derrame).

“Isso significa que o hábito de fumar é responsável por seis das dez causas de morte mais freqüentes entre a população de Curitiba”, informa o Coordenador do Programa de Controle do Tabagismo na SMS, o médico epidemiologista João Alberto Lopes Rodrigues. A estimativa é de cerca de 200 mil mortes por ano, decorrentes do tabagismo, no Brasil,.

Serviço

Para controlar a dependência e suas conseqüências, a Prefeitura mantém dois serviços de referência para quem precisa de ajuda. As unidades de saúde Ouvidor Pardinho e Vila Hauer oferecem consultas, reuniões de grupos e medicamentos específicos para ajudar o fumante a deixar o cigarro. Cerca de 1,6 mil pessoas já foram atendidas desde 2003, quando a Unidade Ouvidor começou a oferecer o serviço. A Unidade Hauer entrou em atividade há menos de seis meses.
Fonte: Paraná Online