Atividades antidrogas serão obrigatórias no Ensino Médio – MS

Foi publicada na edição de 08/06 do Diário Oficial de Mato Grosso do Sul, o decreto da Lei N° 3.223, que dispõe sobre a obrigatoriedade da realização de atividades relativas à prevenção do uso de drogas na Semana Nacional Antidrogas, que vai de 19 a 26 de junho. Pela mesma norma, foi instituído o programa “Estudo da Dependência Química e suas Conseqüências Psicosociológicas”, ambos visando atingir estudantes da Rede de Ensino Médio do Estado.

As ações antidrogas devem ser realizadas dentro do ambiente escolar e desenvolvidas pelos colegiados das Escolas de Ensino Médio. Pelo menos um especialista no assunto deve ser convidado a ministrar conferências, palestras, simpósios e outros exercícios pedagógicos durante a Semana Nacional, podendo também serem celebrados convênios entre as unidades de ensino e instituições e as organizações não-governamentais.

Vinhetas e comerciais que falem sobre a prevenção ao uso de drogas devem ser criados e produzidos pela rádio e televisão educativa do governo para serem veiculadas durante o período da Semana Nacional Antidrogas.

Ações

Com apoio da Secretaria de Estado de Educação – SED, desde o ano passado os estudantes da rede pública de ensino já participam efetivamente de atividades de prevenção ao uso de drogas. Por uma determinação da Secretaria Nacional Antidrogas – Senad e junto com o Conselho Estadual Antidrogas – Cead, em 2005 os alunos, tanto do Ensino Médio quanto do Fundamental, atuaram em propostas de valorização à vida e à ênfase de estilos saudáveis de vida dentro de suas escolas e também em conjunto com toda a rede de ensino do Estado.

Cumprindo um cronograma elaborado pelo Cead, os alunos integraram o Desfile de Atletas “Viva a Emoção!”, acompanharam a entrega do “Diploma de Mérito pela Valorização da Vida” a personalidades e instituições que se destacaram em 2004 e ainda participaram de gincanas literárias e esportivas com o tema “Viva a Vida!”.

Para 2006, já está prevista a abertura da Semana Nacional Antidrogas no anfiteatro do colégio Moderna Associação Campograndense de Ensino -Mace, com a premiação das entidades que apresentaram ações efetivas de prevenção ao uso de drogas em 2005. Será oferecida capacitação e extensão destinada aos professores e multiplicadores da rede pública de ensino em Campo Grande, realizada pelo curso de pós-graduação em Dependência Química da Universidade para o Desenvolvimento da Região e do Estado do Pantanal – Uniderp.

O curso tem por objetivo incentivar as escolas a construírem a cultura de prevenção ao uso de substâncias psicoativas. Haverá, também, uma mostra com os trabalhos vencedores da gincana literária do ano passado e apresentação de alunos no Momento Cultural do evento.

Serviço: Mais informações sobre o assunto ou a Semana Nacional Antidrogas podem ser obtidas pelo telefone (0XX67) 3318-2275.
Fonte: Última Hora