Advertência em maços de cigarro deve alertar sobre riscos de perder a visão

Estudo desenvolvido na União Européia (ainda não publicado) revela que, dos 5 mil portadores de degeneração macular relacionada à idade, em 27% dos casos a doença é atribuída diretamente ao cigarro. Alarmado, o Royal College of Ophthalmologists se manifestou a favor de medidas urgentes, como incluir a advertência “Fumar causa cegueira” nos maços de cigarro.

A perda de visão na terceira idade atinge cerca de 100 mil pessoas ao ano no Brasil. Nos Estados Unidos, o índice dobra. No Reino Unido, cerca de 500 mil pessoas sofrem desse mal. Trata-se de uma doença silenciosa que faz com que as células da retina central (mácula) tornem-se menos eficientes. O paciente começa a enfrentar crescentes dificuldades ao ler, escrever, assistir televisão ou mesmo realizar trabalhos manuais.

“A perda de visão é uma das condições mais desgastantes que atingem o ser humano. Os fumantes deveriam ter consciência de que não comprometem apenas sua própria visão ao longo do tempo, mas a de seus familiares também, já que são obrigados a conviver com a fumaça do cigarro. Isso sem contar que um jovem que cresce em ambiente onde o cigarro está sempre presente tem mais chances de adquirir o vício”, diz Renato Neves, Médico Oftalmologista e diretor da rede Eye Care Oftalmologia – SP.

No estudo britânico, a evidência científica que relaciona o fumo à cegueira é similar àquela que liga cigarro e câncer de pulmão. Na opinião de Nick Astbury, Presidente do Royal College of Ophthalmologists, “é hora de os fumantes entenderem que eles correm duas vezes mais riscos de desenvolver uma degeneração macular relacionada à idade”.
Fonte:O Nacional