Fumantes demoram o dobro do tempo para engravidar

Mulheres fumantes demoram o dobro do tempo a ficar grávidas em relação às não-fumantes, de acordo com os primeiros resultados de um estudo a decorrer no Instituto Nacional de Saúde e de Investigação Médica da França, que foram divulgados esta sexta-feira, (04).

De acordo com o comunicado divulgado pelo instituto, o tempo necessário para um casal de fumantes engravidar é duas vezes superior ao de um casal em que a mulher não fuma enquanto tenta ficar grávida. O documento refere também que “os primeiros resultados deste estudo preliminar permitiram confirmar o efeito nocivo do tabaco na fertilidade”.

Este estudo consistiu na observação de um grupo de 1200 mulheres, entre os 18 e os 44 anos e o seus companheiros, em especial 69 delas que tentavam ficar grávidas num determinado momento.

Os investigadores concluíram também que os efeitos do tabaco são reversíveis se as mulheres deixarem de fumar quando tentam engravidar. O tabaco também tem efeitos nocivos no homem, uma vez que diminui a mobilidade e qualidade dos espermatozóides.
Fonte:Correio da Manhã