Futebol de salão de Pinda promove projeto antidrogas – SP

Além das conquistas nas quadras, a equipe de Futebol de salão Associação Sabesp Pinda quer ajudar os jovens a vencerem na vida por meio do esporte. O time que atualmente leva o nome de Pindamonhangaba em várias competições realizadas no Estado de São Paulo e tem o objetivo desenvolver um trabalho social envolvendo as crianças pindenses e os atletas, para que mais jovens escolham o esporte ao invés das drogas.

A Campanha antidrogas “Sou Cara Limpa não uso droga nenhuma” irá percorrer as escolas da cidade promovendo palestras e atividades de entretenimento, nas quais os jogadores vão mostrar aos estudantes a importância de se ter uma vida saudável. A primeira escola a receber a visita do time será a o estabelecimento de ensino fundamental “Arte e Vida”. Ás 17h, de hoje, 25/09, os jogadores realizarão um treino de apresentação aos alunos com a presença do mascote “Cara Limpa” e em seguida uma palestra dinâmica de conscientização irá reunir todos os jovens do colégio.

O projeto foi iniciativa do Grupo Gestor G13 formado pelo Delegado Marcelo Duarte Ribeiro e por José Luiz Lorena Guimarães, responsáveis pela criação do time Associação Sabesp. “Queremos contagiar as crianças e mostrar que usar droga não tem nada a ver”, disse José Luiz.

Todo o trabalho começou em 1995, quando Ribeiro e José Luiz se uniram para criar um time futebol de salão de alto nível em Pindamonhangaba. Para realização deste projeto os dois idealizadores chamaram o Treinador da Seleção Paulista de Futebol de salão, Edílson Leite que conseguiu reunir 14 jogadores de várias regiões do País, sendo um atleta de Pindamonhangaba. A equipe completa foi formada no final de 2005 e atualmente já tem em seu histórico participações na Taça Cidade São Paulo, no Campeonato Metropolitano – desclassificado nas quartas de finais , Jogos Regionais – vice-campeão, Jogos Abertos do Interior – eliminado nas quartas de finais e Campeonato Paulista – em andamento.

A realização do projeto de um time de futebol de salão com qualidade, ligado ao desenvolvimento de um programa social para cidade só se tornou possível com o apoio da Polícia Civil de Pindamonhangaba, e de algumas empresas locais. O patrocínio hoje recebido pela equipe de Futebol de salão demonstra a preocupação de vários empresários de Pinda em manter os jovens afastados das drogas. “Estamos apoiando o projeto há alguns meses em função de ser um projeto social, entendemos a necessidade deste tipo de iniciativa”, explicou João Alves dos Santos, empresário e patrocinador do projeto.

Há alguns anos atrás Pindamonhangaba possuía um time vôlei que desenvolvia um projeto similar ao “Cara Limpa”. Nesta época o Delegado Marcelo Duarte – atualmente um dos gestores do time Associação Sabesp – era um dos atletas da equipe de vôlei. Assim como os jogadores de vôlei, o grupo do futebol de salão pretende contribuir para a construção de uma geração de jovens conscientes e longe das drogas.
Autor: Diário de Taubaté
Fonte: OBID