Conselho Estadual discute políticas públicas sobre Drogas – SE

Durante a manhã de segunda-feira, 09/10, o Conselho Estadual de Entorpecentes – Conen esteve reunido no auditório da Secretaria de Estado da Educação – SEED, com o objetivo de avaliar o andamento do Plano de Ação 2006/2007 e discutir metas para a nova Lei que vai instituir o Sistema Nacional de Políticas Públicas Antidrogas.

Além da Professora Adélia Moreira, representando a Secretaria de Justiça e Cidadania – Sejuc, o encontro contou com as presenças dos conselheiros dos órgãos que são membros do Conen. Eles são os representantes do Ministério Público, Polícia Federal e Militar, Secretarias de Estado da Educação, Segurança Pública, Saúde e Fazenda, Procuradoria Geral do Estado, Maçonaria e Ordem dos Advogados do Brasil.

O Promotor Deijaniro Jonas – Ministério Público falou sobre a viagem que fez a Brasília, onde visitou o Secretário Nacional Antidrogas Paulo Roberto Yog de Miranda Uchôa. No encontro o Promotor expôs o material produzido na Semana Nacional Antidrogas e o Secretário agradeceu o convite para ser um dos palestrantes do evento e afirmou que em breve virá a Sergipe acompanhar de perto o funcionamento do conselho local.

Na reunião ficaram definidas algumas metas que devem fazer parte do Plano de Ação, a exemplo de inseri-lo na política da Secretaria de Segurança Pública e da Secretaria de Educação, incluindo no currículo escolar questões relacionadas a prevenção das drogas, além de envolver as universidades do Estado dentro do programa.

Para finalizar, a Professora Adélia Moreira agradeceu o empenho de todos os conselheiros. “Nenhuma estrela brilha mais do que outra e essa causa que defendemos aqui no Conen é muito importante. Até aqui tenho percebido um imenso empenho de todos vocês”, disse. Ficou agendada para o próximo dia 23/10 uma reunião onde será dado o esboço final ao Plano de Ação 2006/2007, e no dia 20/11, pela manhã, será realizado um evento no Auditório do Ministério Público para discutir a Lei de criação que vai instituir o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas.
Autor: Agência Sergipe de Notícias
Fonte: OBID