Programa + Vida da prefeitura do Recife é apresentado na África do Sul

A prefeitura do Recife participa da 3ª Conferência Internacional de Álcool e Redução de Danos, que ocorre na Cidade do Cabo, África do Sul, até a próxima quarta-feira, 25/10. Nesta segunda-feira 23/10, o Secretário de Saúde Evaldo Melo vai ministrar uma palestra sobre Políticas Públicas de Álcool e Parceria com a Sociedade Civil.

Recife participa do evento motivado pelos trabalhos que a prefeitura vem realizando na área da saúde pública com o Programa + Vida, relacionando o consumo de álcool às condições de vida da população, à disseminação de doenças como a AIDS e as hepatites, à violência e às mortes por causas externas.

O programa foi implantado em fevereiro de 2004 e conta com uma rede especializada de serviços e cuidados em saúde para os usuários e dependentes de drogas. São oferecidos serviços de atenção básica, como o Programa de Agentes Comunitários de Saúde – PACS, o Programa Saúde da Família – PSF e serviços de atendimento pré-hospitalar de urgência.

Os Centros de Atenção Psicossocial voltados para o tratamento de álcool e outras drogas – CAPS AD funcionam no nível 2, como núcleos estruturadores da rede assistencial para atender os usuários e seus familiares sob a ótica não apenas da prevenção, mas da orientação e da educação.

A 3ª Conferência Internacional de Álcool e Redução de Danos é uma realização conjunta de instituições de renome no mundo inteiro, a exemplo da Associação Internacional de Redução de Danos – IHRA. O evento conta com o co-patrocínio do Ministério da Saúde e a colaboração de organismos nacionais, como o Centro de Prevenção às Dependências, do Recife.
Autor: PE 360graus.globo.com
Fonte: OBID