Consumo de álcool e risco de doença coronariana entre homens com hipertensão

A hipertensão é um problema de saúde pública prioritário nos EUA. Ela está relacionada com o aumento em duas vezes no risco de ocorrência de doença cardiovascular. Sabe-se também que o uso moderado de álcool (até duas doses de álcool por ocasião para homens e 1 dose para mulheres) está associado de maneira inversa com o risco de doenças cardiovasculares ao passo que a ingestão de doses maiores de álcool está relacionada com o aumento no risco de hipertensão.

Diante dessas constatações, os autores do estudo buscaram avaliar se o consumo de álcool está associado de maneira inversa ao risco de ocorrência de doenças cardiovasculares entre homens com hipertensão. Para tal, uma amostra de 11.711 homens de 40 a 75 anos de idade com hipertensão foram acompanhados por 16 anos e avaliados quanto ao consumo de álcool, alimentação, tabagismo, atividade física e índice de massa corpórea. Ademais, buscou-se investigar também a ocorrência de doenças nesse período, em especial doenças cardiovasculares, AVC e câncer.

Durante o período em questão foram documentados 653 casos de infarto do miocárdio, dos quais 279 foram fatais. Os autores observaram que o uso moderado de álcool esteve associado com diminuição no risco de infarto do miocárdio, mas não com o risco de morte por outras causas. Vale salientar, entretanto, que as mortes por doenças cardiovasculares totalizaram apenas 1/3 do total de mortes contabilizadas na amostra. Os autores especulam que isso seja fruto da queda de mortes por infarto do miocárdio (conforme mencionado anteriormente) e resultado da melhora nas estratégias preventivas. Constatou-se também que depois de dado o diagnóstico de hipertensão, aproximadamente 78% dos entrevistados não alteraram seu consumo de álcool em mais meia dose de álcool por dia. Por fim, os autores concluem que homens com hipertensão e que fazem uso moderado e seguro de álcool podem não precisar mudar esse hábito.

Título: Alcohol Consumption and Risk for Coronary Heart Disease among Men with Hypertension
Autores: Joline W.J. Beulens; Eric B. Rimm; Alberto Ascherio; Donna Spiegelman; Henk F.J. Hendriks e Kenneth J. Mukamal
Fonte: Annals of Internal Medicine
IF: 13,254
Fonte:CISA – Centro de Informações Sobre Saúde e Álcool