UNODC lança dicionário multi-idiomas sobre drogas controladas

O Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime – UNODC lançou na ultima quinta-feira, 08/02, um dicionário atualizado sobre todas as drogas controladas sob a Convenção das Nações Unidas sobre Narcóticos e a Convenção sobre Substâncias Psicotrópicas. As drogas podem ter diversos nomes, principalmente no comércio e na literatura técnica, o que complica a tarefa das autoridades nacionais e internacionais que controlam as drogas.

O dicionário auxilia na tarefa, pois traz informações atuais sobre denominações químicas existentes e suas variantes, sinônimos, nomes comuns e comerciais de mais de 240 drogas.

O dicionário permite a pesquisa completa tanto pelo nome comum quanto o químico da droga. Viabiliza a tradução de todas as substâncias controladas do inglês para as outras cinco línguas oficiais da ONU (e vice-versa), bem como os nomes de derivações e sinônimos.

O dicionário também oferece informações sobre o regime internacional de controle das drogas, no histórico das listagens das substâncias e como estão sendo controladas todas substâncias mencionadas nas Convenções.
Fonte: Escritório Contra Drogas e Crime