Curitiba terá dois novos centros de atendimento em saúde mental – PR

A Prefeitura de Curitiba, Paraná, inaugura na primeira semana de março dois novos Centros de Atenção Psicossocial – CAPS. Um no bairro Boa Vista e outro no Bigorrilho. Até a metade de 2007, mais cinco centros serão entregues, dentro da política de expansão do Programa Saúde Mental, da Secretaria Municipal da Saúde.

A inauguração marca também o início da instalação do primeiro sistema integrado de saúde mental do país para pacientes com transtornos mentais e dependência química atendidos por uma rede municipal de saúde.

O Vice-Prefeito e Secretário Municipal da Saúde, Luciano Ducci, explica que, com a integração, os pacientes poderão assegurar vagas para atendimento em CAPS de diferentes distritos sanitários.

“Até a metade do ano vamos inaugurar outros cinco centros e assim fechar a rede de atendimento. É um passo muito importante porque integra os serviços, melhora resultados e representa um avanço considerável para o Programa de Saúde Mental do município”, diz Ducci.

O CAPS tem como objetivo a reinserção social do paciente. No centro, os pacientes participam de cursos de teatro, aulas de dança de salão, coral e de atividades culturais como ir ao cinema e museus, e de horticultura.

Reabilitação – No dia 1º de março, será inaugurado o CAPS AD – álcool e drogas, na rua Holanda, no bairro Boa Vista, com capacidade para 190 pacientes com dependência química moderada ou grave. No dia 5 de março, o Prefeito Beto Richa inaugura o CAPS II Bigorrilho para pacientes com transtornos mentais graves. O local terá capacidade para 220 pacientes.

“Estes serviços têm papel fundamental porque em muitos casos substitui os hospitais psiquiátricos no atendimento dos casos graves e na reabilitação dos pacientes”, diz a Coordenadora do Programa Saúde Mental, Cristiane Venetikides. Os dois CAPS atenderão de segunda a sexta, das 8h às 18h.

Os dois novos centros se somarão aos outros cinco já em funcionamento: dois CAPS infantis – Boa Vista e Pinheirinho e três CAPS AD – Cajuru, Bairro Novo e Centro Vida. O atendimento aos pacientes do Programa de Saúde Mental também é feito por outras cinco clínicas conveniadas.

Os próximos cinco centros a serem inaugurados: CAPS AD – álcool e drogas e CAPS II – transtorno mental Portão, CAPS AD Santa Felicidade, CAPS II Pinheirinho e CAPS AD Bom Retiro.
Autor: Bem Paraná
Fonte: OBID