A expectativa influencia na absorção do álcool?


A absorção do álcool é influenciada por uma série de fatores fisiológicos como a presença de comida no estômago, a gaseificação da bebida e a saúde de quem bebe. Há também a influência de fatores psicológicos na absorção do álcool como, por exemplo, o estresse e alteração intensa do estado mental. Apesar de haver tantos fatores influenciando a absorção das bebidas, trata-se de um tema permanece pouco estudo pela ciência.

Isso posto, os autores realizaram um experimento com 25 sujeitos saudáveis (11 homens e 14 mulheres) de 21-47 anos de idade (média de aproximadamente 29 anos). Os participantes foram divididos em grupos de 4-6 pessoas sob as seguintes condições: grupo cerveja-álcool (expectativa de álcool com ingestão de álcool), grupo cerveja-placebo (expectativa de álcool com ingestão de placebo), grupo bebida gaseificada-álcool (expectativa de placebo e ingestão de álcool) e grupo bebida gaseificada-placebo (expectativa de placebo e ingestão de placebo). As bebidas utilizadas foram cerveja sem álcool e uma bebida gaseificada com aroma de plantas.

Em seguida adicionou-se álcool na cerveja e em um grupo de bebida gaseificada (grupo bebida gaseificada-álcool). A dose de álcool adicionada nas bebidas foi de 0.4 g/kg com concentração de 7% v/v. Os sujeitos foram apenas informados sobre o sabor da bebida (cerveja ou bebida gaseificada). Em seguida, a concentração alcoólica foi medida nos sujeitos por meio de bafômetros após 5, 15, 30, 60, 90 e 120 minutos da ingestão.

Os autores observaram que a alcoolemia no grupo cerveja-álcool foi significativamente superior do que aquela observada no grupo bebida gaseificada-álcool. Por fim, os pesquisadores especulam duas possíveis hipóteses para a justificar a diferença na alcoolemia: primeiramente, a influência do tipo de açúcar (frutose na bebida gaseificada e maltose na cerveja) na absorção. A segunda hipótese é a da influência da expectativa nesse processo, com maior absorção para a cerveja (grupo com expectativa positiva de absorção de álcool).

Título: Does expectancy affect alcohol absorption?
Autores: Shirley Cole-Harding, Vicki J. Michels
Fonte: Addictive Behaviors, 32: 194–198, 2007
IF.: 1,581
Fonte:CISA – Centro de Informações Sobre Saúde e Álcool