Anabolizantes causam a ginecomastia

A ginecomastia – uma saliência das mamas do homem que nasce no início da adolescência e persiste depois dos 16 anos – atinge um número cada vez maior de jovens. Muitos deles, porém, são acometidos pela patologia por conta do uso de anabolizantes.

“Há rapazes que usam até hormônio de cavalo para ganhar massa muscular. Em alguns casos, a pessoa fica com a glândula mamária endurecida por causa de nódulos. Chega a doer bastante”, contou o Cirurgião Sylvio Corrêa da Silva Júnior.

O uso de anabolizantes não é o único motivo para o desenvolvimento anormal das mamas em adolescentes. Muitos jovens são vítimas da ginecomastia espontânea. Neste caso, as mamas, que sofrem um crescimento natural por volta dos 12 anos de idade, ficam permanentemente com a saliência. A cirurgia é o único meio de reparação.

“São pessoas que normalmente escondem o problema, usam roupas largas para disfarçar, evitam ir à praia, porque têm vergonha de tirar a camisa”.

A medicina ainda não comprovou todas as causas da ginecomastia. Diante do aumento na incidência, o cirurgião acredita que o problema pode estar associado, em alguns casos, à dieta alimentar. “Hoje, ninguém sabe direito o que está comendo. O frango tem hormônio, o leite tem hormônio’’.

No procedimento, a glândula e parte da gordura acumulada nas mamas são retiradas por meio de uma incisão
Fonte: A TRIBUNA DIGITAL – OBID