Hospitais tratarão dependentes químicos – PE

Os hospitais públicos de Pernambuco e as unidades de assistência a usuários de drogas que fazem parte do Sistema Único de Saúde – SUS terão unidades de desintoxicação para usuários de drogas lícitas e ilícitas. A atenção a esses pacientes será feita em serviços ambulatoriais, de urgência e emergência. O projeto começará a ser implantado em 2008. O objetivo desta e de outras quatro ações previstas no Plano Estadual de Segurança Pública – Pesp-PE envolvendo o consumo de drogas é diminuir as mortes por falta de assistência, reduzir as internações psiquiátricas desnecessárias e prevenir atos de violência praticados por e contra o usuário.

Para isso, o Governo afirma que irá investir pesado em ações de prevenção e enfrentamento das drogas. A meta é firmar parcerias com donos de postos de combustíveis, de estabelecimentos que vendem cola de sapateiro, escolas e entidades da sociedade civil para conseguir diminuir o acesso dos jovens aos narcóticos. As ações prevêem diminuição do acesso dos adolescentes ao álcool, criação de projetos escolares que discutam a relação entre drogas e violência, instituição de locais adequados para tratamento de jovens dependentes, além de ambientes de proteção para os adolescentes ameaçados de morte, inclusive aqueles envolvidos com o tráfico de drogas.

Também está prevista a formação de uma rede de cuidados aos usuários de drogas, que envolve a expansão do Programa de Saúde da Família.
Autor: DIÁRIO DE PERNAMBUCO-PE
Fonte: OBID