Juiz de Fora ganha Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas – MG

Foi inaugurado em 16/05 o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas – Caps AD, em Juiz de Fora, Minas Gerais. A unidade é destinada a jovens e adultos usuários de álcool e outras drogas. Os pacientes passarão o dia no local, voltando à noite para casa. O atendimento será feito em regime intensivo -diário, semi-intensivo – duas a três vezes por semana e não intensivo – uma vez por mês, por meio de consultas médicas e psicológicas. A inauguração faz parte das atividades locais em alusão ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, comemorado em 18/05, e integra a programação de eventos do aniversário da cidade.

O Caps AD terá leitos de desintoxicação para casos leves e moderados. Os pacientes poderão ser encaminhados pelo Serviço de Urgência Psiquiátrica – SUP, pelas unidades básicas de saúde – UBSs, pelos Centros Regionais de Referência em Saúde Mental – Crresam’s e outros Caps. Calcula-se que 40 pacientes sejam atendidos por turno.

Os Caps foram instituídos pelo Ministério da Saúde em 2002. Em Juiz de Fora, já funcionam o Caps Casa Viva e o Centro de Atenção Psicossocial da Infância e Juventude – Caps IJ, inaugurado em outubro de 2006, para atender crianças e adolescentes portadores de transtornos mentais.

– Caps AD funcionará das 8h às 18h, na Rua Machado Sobrinho 186, Alto dos Passos. O Caps Casa Viva fica na Rua Marechal Deodoro 1.126. O CAPS IJ está instalado na Rua Engenheiro José Carlos Moraes Sarmento, 95, no Santa Catarina.
Fonte: Tribuna de Minas