Trabalho de desintoxicação do Huerb completa três anos

O serviço de desintoxicação de dependentes de álcool e drogas do Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco – Huerb, no Acre, estará completando três anos de implantação em 31/05. Uma programação comemorativa à data está sendo preparada pelos servidores que atuam no setor, incluindo ainda o festejo dos aniversariantes do mês de maio e a campanha internacional contra tabagismo.

Durante o evento, que será realizado às 15:30h no restaurante do hospital, haverá destaque para os males causados pelo cigarro e das formas de comportamento dos fumantes em relação ao local e sua peculiaridade. Já a festa em comemoração ao aniversário dos funcionários é mais uma forma de valorização por parte do Grupo de Trabalho de Humanização do Huerb, sendo que a atenção dispensada aos dependentes químicos é um dos pontos altos a serem lembrados na ocasião.

A Psicóloga Maria Stela Cordovil, explica que além do atendimento clínico, as pessoas que são internadas no setor de desintoxicação recebem o reforço de instituições e entidades parceiras que atuam na luta contra a dependência química. Entre elas estão membros da Associação de Pais e Amigos dos Dependentes Químicos – Apadeq, Comunidade Arco-Iris e dos Alcoólicos Anônimos – AA.

Durante as reuniões que são realizadas semanalmente em uma das salas do setor, os “amigos” parceiros do Huerb, levam mensagens de otimismo e a experiência de como muitas outras pessoas se recuperaram da compulsão pelo álcool e drogas a partir de internações em clínicas de recuperação e ou da participação em reuniões de mútua-ajuda, como é o caso do AA.

Com a presença dos membros das entidades parceiras, os pacientes observam que podem modificar suas vidas e hábitos por meio da lição de pessoas que passaram pela mesma situação e que superaram a fase da compulsão. Há poucos dias, o setor de desintoxicação promoveu um ciclo de palestras ministradas por essas entidades para os servidores da unidade.

“Esse ciclo de palestra serviu para conscientizar o funcionário de que existe em Rio Branco todo um tratamento para quem tem problemas com drogas e álcool. Serviu ainda para afirmar que se trata de uma doença, e que ela pode ser controlada”, completou. Segundo Stela, é importante que o servidor público saiba como obter informações sobre o assunto para ajudar a si próprio, amigos ou familiares. “Estamos levando esclarecimentos que serão de grande ajuda para todos”.

Bom exemplo começa em casa – O Diretor Geral do Huerb, Marco Aurélio, dedica a maior parte de seu tempo à instituição e cuida para que o sistema de atendimento seja humanizado, começando pela valorização dos servidores e do ambiente de trabalho. Segundo ele, a mudança deve começar pela própria casa, onde os trabalhadores passam a maior parte de suas vidas. Os avanços refletem diretamente no atendimento ao público.

O “Plano Cuidando do Cuidador” já existe há dois anos e vem rendendo bons frutos. Ele dispensa uma maior atenção aos funcionários, considerados e tratados como o maior patrimônio da instituição. O Diretor afirma ainda que, oferecendo melhores condições de trabalho e cuidando da qualificação dos trabalhadores, os objetivos serão alcançados. “O funcionário precisa se sentir valorizado como sendo uma parte integrante desse hospital, o que ele realmente é.”
Autor: UOL
Fonte: OBID