Cubatão promove Semana de prevenção as drogas – SP

Para marcar o “Dia Internacional de Combate às Drogas”, que acontece anualmente no dia 26/06, a Prefeitura de Cubatão – SP, por meio do Serviço Municipal de Saúde Mental, com o apoio do Centro Ambulatorial à Dependência Química – Cadeq, realiza no período de 19 a 21/06, a partir das 8 h, no Bloco Cultural de Cubatão, a 2ª Semana Municipal Antidrogas. O objetivo do evento é discutir as políticas de saúde pública desenvolvidas no município, com a participação de especialistas e psicoterapeutas.

O evento que foi instituído pela Lei nº 3.036, de 17 de novembro de 2005, visa também trocar experiências com entidades organizadas envolvidas com a prevenção, recuperação e reintegração de dependentes químicos à comunidade. Prevê, inclusive, a realização de atividades e ações que priorizem a prevenção, o diagnóstico e o tratamento em todo o Sistema Municipal de Saúde.

A iniciativa já proporcionou alguns resultados, como a criação do Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas, CAPS-AD, que atende cerca de 200 pessoas já cadastradas e com atendimento periódico, além de outras pessoas que procuram o Centro para solicitar informações. O CAPS-AD funciona na Rua XV de Novembro, 38, na Vila Nova, São Paulo.

Programação – A cerimônia de abertura da 2ª Semana acontece hoje, 19/06, a partir das 9h, com a palestra da Dra. Ana Maria Cardone, psicóloga e especialista em Dependência de Álcool e outras Drogas, que vai falar sobre “Políticas do Ministério da Saúde para atenção integral a usuários de álcool”. Na seqüência, o Vice-Diretor do Centro Ambulatorial à Dependência Química e psicoterapeuta holístico, Alessandro Donizete, mostra o “Panorama da Drogalização do Município de Cubatão”. Ainda na parte da manhã, por volta das 10:30 h, a médica Sheila Regina Nunes fala sobre os serviços prestados pelo Projeto Piloto do CAPS-AD.

Dia 20/06 – Às 9 h, palestra “Prevenção do Uso de Drogas na Adolescência”, pelo especialista Marcelo Lourenço; 10 h – palestra “As Influências da Mídia”, pela Dra. Magali Hemzo, psicóloga e especialista em Dependências Química; 12 h – apresentação do filme “Mv Bill: Meninos do Tráfico”; 14 h – palestra “Adolescência x Vulnerabilidades”, com a Dra. Márcia Amyuni, psicóloga especialista em dependência de álcool e outras drogas.

Dia 21 – A partir das 8:30 h, cerimônia de encerramento com depoimentos de dependentes químicos em tratamento com a Equipe do Ambulatório de Saúde Mental responsável pelo atendimento à dependência química. Haverá também relatos de familiares de dependentes químicos em tratamento. Por último, acontece a solenidade de premiação aos vencedores do Concurso Escolar de Redações, promovido pelo Centro Ambulatorial à Dependência Química.
Fonte: BogNews – OBID