Mato Grosso realiza Semana de Prevenção às Drogas

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública – Sejusp, e o Conselho Estadual de Entorpecentes – Conen de Mato Groso realizarão entre os dias 19 e 26/06 a “VI Semana Estadual de Prevenção às Drogas”, paralela aos eventos da “IX Semana Nacional Antidrogas Drogas”.

O objetivo do evento é promover a prevenção quanto ao uso de drogas lícitas e ilícitas, por meio do desenvolvimento de atividades que mobilizem a sociedade. A programação do evento prevê a realização de blitz educativas, circuito de palestras, caminhada, posse dos conselheiros do Conen e entrega do diploma “Valorização pela Vida”.

Para o Secretário de Justiça e Segurança Pública, Carlos Brito, o envolvimento da sociedade é imprescindível para um resultado positivo dessa iniciativa, uma vez que o aumento da violência está relacionado ao consumo de drogas. “O abuso de drogas tem implicado em sérias conseqüências negativas na vida dos cidadãos, nas famílias e na comunidade, haja vista, que o crescimento indiscriminado da violência em todo o mundo está, geralmente, vinculado ao consumo de álcool ou de outras drogas”.

O aumento do consumo de drogas tem preocupado cada vez mais a sociedade e as autoridades, evidenciando a necessidade permanente de ações e políticas públicas de prevenção. O Secretário Carlos Brito ressaltou também que “a situação é agravante principalmente entre crianças e adolescentes, pois a sociedade capitalista acaba por influenciar nas relações familiares, que resulta, consequentemente, na redução do contato entre pais e filhos”.

O evento será realizado pelo Governo do Estado por meio de parcerias com empresas públicas – Prefeitura – privadas e associações.

Concurso de Cartazes

Durante a realização da IX Semana Nacional Antidrogas, a Secretaria Nacional Antidrogas – SENAD fará a entrega da premiação do VIII Concurso Nacional de Cartazes, V Concurso Nacional de Fotografia e V Concurso Nacional de Jingle.

Pela primeira vez na história, o Estado de Mato Grosso será representado nesta premiação. Marcos Vinicius de Matos Júnior, da Escola Municipal São Carlos, em Nova Mutum, e Welves Laet Oliveira Filho, da Escola de Educação Básica Padre José de Anchieta, em Araputanga, conquistaram a terceira colocação no VIII Concurso Nacional de Cartazes, nas categorias 2ª série e 3ª série, respectivamente. A premiação será no dia 25/06, às 15 horas, no Palácio do Planalto, em Brasília.

Os concursos nacionais da Secretaria Nacional Antidrogas são lançados anualmente e em 2007 teve a participação de 12.745 inscritos, destes 11.296 para o Concurso Nacional de Cartazes, 1.058 para o Concurso Nacional de Fotografia e 400 para o Concurso Nacional de Jingle.

O Conselho Estadual de Entorpecentes de Mato Grosso foi criado pelo Decreto nº 1947 de 14/07/82 alterado pelo Decreto nº 74 de 06/06/83. Tem por finalidade propor a política Estadual sobre Drogas, elaborar planos, exercer orientação normativa, coordenação geral, supervisão, controle e fiscalização das atividades relacionadas, pertinentes ao fenômeno drogas, bem como os objetivos do Sistema Estadual de Prevenção, Fiscalização e Repressão de Entorpecentes.
Autor: Assessoria/Sejusp
Fonte: OBID