Arte é usada para afastar crianças das drogas – CE

No centro da Cidade da Criança, localizada no município de Ajuaba – CE, um público especial se dividiu, em 27/06, entre uma série de oficinas: pintura, circo, fantoche, material reciclável, percussão, capoeira, hip hop, sexualidade e teatro. As atividades, para as crianças e adolescentes atendidas pelo projeto Ponte de Encontro, encerraram a programação desenvolvida pela Fundação da Criança e da Família Cidadã – Funci em função da Semana Nacional Sobre Drogas.

A proposta, explica Patrícia Queiroz, Coordenadora do Núcleo de Prevenção e Redução de Danos – Nupred, é sensibilizar esse público por meio da arte. “Enquanto eles estão na percussão, por exemplo, não fazem uso de nenhum tipo de droga, nem do cigarro. E, assim, nós mostramos para eles o quanto isso é importante. Porque tenham a chance de avaliar suas resistências”, diz.

Um trabalho, acrescenta a Coordenadora, desenvolvido diariamente, tanto pelo projeto Ponte de Encontro quanto pelo Nupred, e agindo diretamente nas comunidades. Bairros como Canindezinho, Barra do Ceará e Jangurussu são alvos de ações do Nupred, que, além de sensibilizar a sociedade para a prevenção e redução de danos, capacita novos multiplicadores. “Trabalhos também em parceria com a Comunidade Terapêutica”, frisa.
Fonte: DIÁRIO DO NORDESTE-CE – OBID