Prevenção é o destaque de seminário anti-drogas

Um seminário foi realizado na Associação dos Municípios do Oeste do Paraná – Amop nesta quarta-feira (18), sobre o papel dos Conselhos Municipais Antidrogas – Comad de Cascavel e região.

O encontro tem a participação de funcionários das secretarias de Ação Social, entidades não governamentais, acadêmicos do curso de Ação Social e de Direito e religiosos. O objetivo do 1º Seminário realizado pelo Comad de Cascavel é angariar recursos da Secretaria Nacional Antidrogas – Senad, do Governo Federal.

O Conselho foi fundado em Cascavel em 2001, mas está em atividade junto às entidades do município desde 2005. De acordo com o presidente do Comad, Celso Luiz Dal Molin, o trabalho de prevenção às drogas realizado nas seis entidades de Cascavel é importante no auxílio aos dependentes e à busca de recursos.

Na região Oeste do Paraná, quatro municípios já possuem o Conselho, trabalhando ativamente, e mais uma secretaria em Foz do Iguaçu. Entretanto, o presidente do Comad em Cascavel, afirma que estão buscando a integração dos 50 municípios da região que fazem parte da Amop.

O coordenador de subvenção social da Secretaria Nacional Antidrogas – Senad, Manoel Teles, observa que os Comads nas cidades de todo o Brasil, funcionam como um braço, para auxiliar e facilitar o repasse de informações do funcionamento das entidades que atendem os dependentes químicos.

O evento aconteceu durante todo o dia. À tarde, aconteceu palestra sobre a Implementação da Política Nacional sobre o Álcool e a capacidade de gestão das entidades.

Fonte: Gazeta do Paraná – PR – OBID