Atores fantasiados fazem campanha contra álcool

A partir de 27/07, “anjos” aparecerão no Rio de Janeiro para reforçar aos jovens o alerta de que bebida alcoólica e direção não combinam. Trata-se da campanha Anjos da Night, parceria do Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes com o uísque Ballantine¿s. Voluntários de túnicas, asas e auréolas estarão, sextas e sábados, entre 22h e 4h, na porta de casas noturnas e bares. A primeira “aparição” será no Museu de Arte Moderna, em festa da Ballantine´s.

A iniciativa tem o objetivo de reduzir as mortes nas estradas por meio do consumo responsável de bebidas. Segundo o Grupamento de Socorro dos Bombeiros, em 29% dos 44 mil acidentes no estado em 2006 – com 37.218 mortos e feridos, o motorista estava embriagado.

A campanha, que deverá durar dois meses, pretende reverter o aumento de vítimas registrado em 2007. Segundo dados do Instituto de Segurança Pública, de janeiro a abril subiram em 15% os casos de lesão por acidente – de 2.819 para 3.250. Já as ocorrências com mortes se elevaram de 186 a 252 – 35% no período.

Brincadeiras nas ruas

“Decidimos investir numa campanha bem-humorada, mostrando que o alto astral da noite carioca não tem a ver com excessos”, afirma o Presidente do sindicato, Alexandre Sampaio. A iniciativa, assim como o Fique Vivo, criado pelo jornal O DIA, surgiu em 2006, em resposta a acidente trágico na Lagoa, em setembro de 2006. Cinco jovens tinham saído de boate e morreram quando o Honda Civic onde estavam capotou. O motorista havia bebido duas vezes acima do permitido pela Lei.

Nas portas das boates, os anjos vão testar a sobriedade dos motoristas, colocando ímãs imitando fechaduras em veículos. Quem não acertar a verdadeira será aconselhado a não dirigir. Ao receber o carro de manobristas, o motorista passará por novo teste no retrovisor: “Se você está lendo esta mensagem embaralhada, passe a direção para seu amigo”.

Os atores também terão placas no pescoço com frases como “Vê lá o que você vai fazer, heim! Não quero ter trabalho mais tarde!”, e “Estamos olhando por você, mas ajude-nos! Se beber, não dirija!”. O recado também será dado por meio de faixas, adesivos e galhardetes que serão espalhados nos banheiros dos estabelecimentos e nas ruas a partir do dia 10/08.
Fonte: Terra Online – OBID