Estudo: cerveja e vinho aumentam risco de câncer

Beber um copo grande de vinho ou pouco mais de meio litro de cerveja ao dia aumenta o risco de contrair câncer de cólon em 10%, segundo um estudo elaborado por cientistas britânicos.

Publicado na revista International Journal of Cancer, o relatório mostra que aqueles que consomem mais de dois copos grandes de vinho ou um litro de cerveja ao dia elevam a 25% a possibilidade de desenvolver a doença.

Em um momento no qual o risco de contrair câncer de cólon atinge um a cada 20 homens e uma a cada 18 mulheres, os pesquisadores liderados pela organização Cancer Research UK realizaram um acompanhamento de 480 mil homens e mulheres de dez países da União Européia – UE durante seis anos.

Durante este tempo, 1.833 participantes desenvolveram esse tipo de câncer. Segundo o diretor do estudo, Tim Key, a pesquisa mostra que quanto maior o nível de álcool consumido maior é a possibilidade de desenvolver o câncer de cólon.

“É importante que as pessoas entendam que podem reduzir o risco de contrair um grande número de cânceres, incluindo o de cólon, se diminuírem o consumo de bebidas alcoólicas”, afirmou Key.

O Diretor de informação sobre o câncer da organização britânica responsável pelo relatório, Lesley Walker, ressaltou que é “importante que as pessoas não equiparem uma bebida com uma unidade de álcool”, acrescentando que é recomendado que as mulheres bebam menos de duas unidades ao dia e os homens, menos de três.

Apenas pouco mais de meio litro de cerveja, por exemplo, equivale a duas unidades de álcool, e uma taça de vinho de 125 ml corresponde a uma unidade.
Fonte: Terra – OBID