Polícia civil contabiliza crimes ligados ao álcool

Mais da metade – 55%, dos envolvidos em mortes e lesões no trânsito em Porto Alegre – RS, estava sob efeito de álcool. O número foi revelado no dia 27/08 pela Polícia Civil. O mesmo levantamento, feito a pedido do chefe de Polícia, delegado Pedro Carlos Rodrigues, constatou que 80% dos casos de violência contra a mulher são praticados por pessoas alcoolizadas.

As estatísticas se referem a ocorrências policiais registradas no ano de 2007. Nos casos de trânsito, foram analisados 1.621 acidentes com feridos ou mortos ocorridos somente na capital. Não foi especificado se o alcoolismo era da vítima ou do causador do acidente. Os números se embasam em exames sangüíneos – obrigatórios nas vítimas, exames clínicos dos supostos autores e depoimentos dos envolvidos. Na parte relativa a agressões a mulheres, foram investigados 7.120 inquéritos, quase sempre com base nos relatos de testemunhas ou vítimas.

O estudo abordou um terceiro grupo de delitos, os que atingem crianças e adolescentes. Conforme o delegado, 40% dos 8.033 crimes envolvendo a infância e a adolescência acontecem sob ingestão de bebida alcoólica, do agressor ou da vítima.

Segundo o delegado, novo levantamento deverá abranger 1 milhão e 390 mil inquéritos que tramitam nas delegacias.
Fonte: ZERO HORA-RS – OBID