Hospital paulista inaugura ala para dependentes de álcool e outras drogas

O Hospital Estadual Mário Covas, no estado de São Paulo, vai inaugurar hoje (06/11) uma ala psiquiátrica voltada principalmente a pacientes com dependência de álcool ou outras drogas. A unidade contará com 21 leitos para serviços de internação e enfermaria, mediante encaminhamento médico.

Além de dependentes químicos, o centro psiquiátrico atenderá a pessoas com quadros psicóticos (como esquizofrenia, depressão e transtorno bipolar) e outros tipos de dependência, como em jogo, internet, sexo ou trabalho.

De acordo com o superintendente do hospital, Geraldo Reple Sobrinho, é a primeira vez que o Hospital Estadual Mário Covas oferece um espaço para internação psiquiátrica. “É uma conquista para a região, pois vamos funcionar com uma nova proposta terapêutica que prevê devolver o paciente o mais rápido possível à comunidade”.

Depois que passar pelo processo de desintoxicação, o paciente será encaminhado ao Núcleo de Atenção Psicossocial – Naps ou ao Centro de Atenção Psicossocial – Caps mais próximo de sua casa para fazer o acompanhamento.

A expectativa é de atender a um mínimo de 50 ou 60 pessoas por mês. “Casos psiquiátricos são mais demorados. Para desintoxicar, leva-se um mínimo de dez dias, e para psicóticos não há como prever”, completa Sobrinho, lembrando que a nova ala contará com psicólogos, psiquiatras, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e assistente social.
OBID Fonte:Diário do Grande ABC Online