Narcóticos Anônimos completa 15 anos em Brasília

No dia 10 de novembro os Narcóticos Anônimos – NA, associação comunitária de dependentes de drogas em recuperação, completa 15 anos de atuação em Brasília, comemorando o aniversário do “Grupo Estrela de Narcóticos Anônimos”, primeiro grupo da entidade aberto na cidade. A data será aproveitada para promover uma reunião para divulgação de informações ao público.

Grupos do NA baseiam sua atuação na troca de experiências, a partir de depoimentos pessoais. Este trabalho é realizado nas reuniões promovidas regularmente pelos grupos. Nestes encontros, os membros relatam suas experiências e utilizam como base os “12 passos”, técnica que registra os progressos alcançados.

A afiliação aos Narcóticos Anônimos é aberta a qualquer dependente de drogas, não importando o tipo ou combinação de drogas usadas. A afiliação à Narcóticos Anônimos é inteiramente voluntária.

Iniciado em meados de 1953, o movimento de NA é um dos maiores e mais antigos deste tipo, com aproximadamente trinta mil reuniões semanais em mais de 130 países.

O primeiro grupo de Narcóticos Anônimos no Brasil estabeleceu-se em 1985, no Rio de Janeiro. Existiam, porém, desde 1976, grupos com o mesmo propósito e que utilizavam a literatura de NA em suas reuniões. Em 1990, estes grupos uniram-se à irmandade mundial de NA. Existem, hoje, no Brasil, mais de 700 reuniões semanais e cada vez mais os grupos de Narcóticos Anônimos se espalham pelo território nacional.

O evento, em comemoração dos 15 anos, estará aberto para amigos, familiares, profissionais e membros da comunidade que poderão conhecer melhor a entidade e como buscam a recuperação de dependentes químicos.
Fonte: Senad