Inca deverá pesquisar consumo de narguile em Mato Grosso do Sul

O Instituto Nacional do Câncer – Inca deverá pesquisar o comportamento de jovens e da sociedade sobre o consumo do narguile em Mato Grosso do Sul em 2008. A informação é da gerente do Programa de Prevenção Primária de Câncer de Tabagismo, da Secretaria Estadual de Saúde, Albertina Martins de Carvalho, que desenvolve campanhas contra o fumo no estado.

Com uma das maiores colônias de descendentes do Oriente Médio no País e facilidade de aquisição do narguile na fronteira com preços em média de US$ 30, segundo Albertina Martins, Mato Grosso do Sul se tornou excelente local de observação sobre o uso desse fumo. “Todos os derivados de tabaco têm a nicotina. Isso está comprovado. O narguile causa dependência e, por isso, é motivo de preocupação do Inca”, comentou.

De acordo com a gerente do Programa de Prevenção, o Inca fez estudos no Brasil e conferiu que o narguile está conquistando a juventude associado ao aspecto visual, aparentemente, bonito e elegante. “São estratégias da indústria do fumo, tem casamentos com narguile e salas exclusivas para o fumo e essa novidade está entre os jovens”, disse Albertina.

Sem perceber, segundo ela, grupos estão se tornando dependentes. “Eles começam com 5% de nicotina inserido no organismo. Aos poucos, vão colocando mais nicotina”, opinou.

Para Albertina, há ainda outras preocupações com os usuários desse fumo. “Além do risco de hepatite, tem doenças inseridas como o câncer de boca”, enfatizou.
OBID Fonte: Correio do Estado – MS

Complemento:
Narguilé é um cachimbo de água utilizado para fumar. Além desse nome, de origem árabe, também é chamado de hookah (na Índia e outros países que falam inglês), shisha ou goza (nos países do norte da África), narguilê, narguila, nakla, arguile etc. Há diferenças regionais no formato e no funcionamento, mas o princípio comum é o fato de a fumaça passar pela água antes de chegar ao fumante. É tradicionalmente utilizado em muitos países do mundo, em especial no Norte da África, Oriente Médio e Sul da Ásia.