Brasil transmite para a Colômbia a presidência da Comissão Interamericana para Controle do Abuso de Drogas – CICAD

Durante a 42º reunião ordinária da Comissão Interamericana para Controle do Abuso de Drogas – Cicad, realizada na cidade colombiana de Santa Marta de 27 a 30 de novembro, o Secretário Nacional Antidrogas do Brasil, Paulo Roberto Yog de Miranda Uchôa, transmitiu a presidência da Comissão para Colômbia, na pessoa do Vice-ministro da Justiça colombiano, Guillermo Francisco Reyes. O mandato tem duração de um ano.

Durante o evento o Secretário Nacional Antidrogas ressaltou as atividades desenvolvidas durante a presidência do Brasil no âmbito da redução da demanda e da oferta de drogas nas Américas.

Na área de redução da demanda, o Secretário Paulo Roberto Uchôa destacou os esforços na capacitação de profissionais das áreas de prevenção e tratamento, com destaque para a aliança entre a Cicad e a Comissão Européia para o desenvolvimento de um projeto de cooperação envolvendo cidades da Europa, América Latina e Caribe. Com duração de 3 anos, o projeto busca melhorar as práticas e políticas de tratamento ao abuso de drogas nesses países.

No campo da redução da oferta, o Secretário pontuou as ações estratégicas voltadas ao monitoramento da venda de substâncias controladas ou ilícitas pela internet; a capacitação de profissionais que atuam no combate ao narcotráfico marítimo e o desenvolvimento alternativo em países andinos, que busca viabilizar a substituição do cultivo de drogas por produtos economicamente viáveis.

Sobre a Reunião

Durante a 42º reunião da Cicad foi debatido, entre outros temas, a aprovação dos relatórios do Mecanismo de Avaliação Multilateral – MAM. Este processo teve início em julho de 2006 e avaliou o progresso das políticas sobre drogas dos países membros durante os anos de 2005-2006. As principais recomendações aos países do hemisfério foram nas áreas de controle dos produtos farmacêuticos, convenções internacionais e lavagem de ativos.

A Cicad é um órgão da Organização dos Estados Americanos – OEA, que atua na redução da produção, do tráfico e do abuso de drogas nas Américas. Atualmente a Cicad conta com 34 países membros.
Fonte: SENAD