Campanha do Detran do Rio Grande do Sul busca conscientizar jovens sobre o perigo de dirigir após a ingestão de álcool

A relação perigosa entre bebidas alcoólicas e jovens ao volante é o foco da campanha de verão lançada ontem pelo Departamento Estadual de Trânsito

Anúncios em veículos de comunicação e adesivos colocados em bares e restaurantes tentarão conscientizar os motoristas a evitar o consumo do álcool antes de dirigir.

No próximo domingo, dia 23/12, já serão veiculados anúncios nos jornais e rádios do estado. A intenção é mostrar o flagelo que atinge o trânsito gaúcho com frases de impacto, como: A Cada Dia, Quatro Gaúchos Morrem no Trânsito. Imagens de latinhas de cerveja retorcidas simularão veículos acidentados. Para o Detran, a ingestão de bebidas alcoólicas é um dos grandes responsáveis pelas mortes nas estradas gaúchas.

Adesivos serão fixados nos banheiros de bares e restaurantes com a mensagem: “Quanto você já enxugou hoje? Se beber, não dirija”. Material também será distribuído em praças de pedágio. Além de frear o crescimento das mortes, a campanha quer reduzir o número de pessoas feridas.

“Estamos preocupados com as mortes, mas também com a acidentalidade, cujo índice é ainda maior, deixando pessoas com seqüelas sérias, lesões permanentes e impedidas de trabalhar”, disse a diretora-presidente do Detran, Estella Maris Simon.

A governadora Yeda Crusius lembrou que o trânsito tem trazido luto diário ao Estado. Espera uma mudança no comportamento dos motoristas, especialmente os jovens.

“Eu creio que essa campanha vai marcar um movimento de mudança. O nosso foco é sempre a juventude, mas o trabalho se destina a todos. Quem bebe e dirige coloca sua vida em risco e a dos outros” salientou a governadora.
OBID Fonte: ZERO HORA-RS